Segurança Ocupacional

#title#

Você sabe quantos acidentes acontecem todos os anos dentro do ambiente de trabalho? Veja como as certificações irão te ajudar com processos mais seguros!

 

Pesquisa realizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) apontou cerca de 22.954 mortes dentro do ambiente de trabalho nos últimos 10 anos (2012 – 2021).

 

Em relação aos acidentes, esses números são avassaladores, no mesmo período da pesquisa acima, foram registradas 6,2 milhões de Comunicações de Acidentes de Trabalho (CATs) e o INSS concedeu 2,5 milhões de benefícios previdenciários acidentários.

 

O Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) mostra que somente em 2020 foram registrados 132.623 casos de acidentes, um drástico salto, pois comparado aos registros de 2019, obteve um crescimento de 40%.

 

Se seguirmos esse ritmo da grande crescente nos números de acidentes, o ambiente de trabalho pode se tornar uma ameaça à saúde.

 

O ambiente ocupacional precisa ser um lugar seguro para que os profissionais possam produzir e atuar com eficiência.

 

Ainda que tenhamos processos seguros, é importante sempre estar em sinergia com o operacional/produção, pois a nossa compreensão de seguro nem sempre é o ideal para o colaborador.

 

Para garantir um ambiente realmente seguro para os funcionários, é necessário eliminar condições e procedimentos que coloquem em risco a integridade dos mesmos, e você só irá entender esses processos conversando com a sua equipe e entendendo o que de fato oferece risco.

 

Vale lembrarmos também que saúde não se trata somente do corpo físico, saúde mental também precisa ser levada em consideração quando falamos sobre processos organizacionais.

 

Uma das principais doenças que têm circulado dentro das organizações é o burnout, que basicamente se trata da Síndrome do Esgotamento Profissional, a principal causa é exatamente o excesso de trabalho.

 

Pensando na segurança e saúde dentro do ambiente de trabalho, a ISO (International Organization for Standardization) desenvolveu a norma internacional 45001, que garante a qualidade do Sistema de Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional.

 

A certificação visa oferecer à empresa um alto nível de compreensão dos setores e processos importantes que podem afetar positiva ou negativamente as atividades de um profissional e como a empresa gerencia suas responsabilidades em relação aos seus colaboradores.

 

Dessa forma, além de garantir que seus processos estão sendo executados de forma segura, você garante a integridade da sua equipe, antes de lidarmos com profissionais, lidamos com pessoas.

 

Seus funcionários precisam ter a certeza que seus processos são seguros, caso contrário, sua empresa se torna uma ameaça.

 

Venha conhecer mais sobre a segurança ocupacional, entre em contato conosco e entenda como podemos te ajudar!

Veja Também!

04/08/2023
Saiba mais sobre a ISO 45001 - Sistema de Gestão de Saúde e Segurança OcupacionalACRIQ Certificadora

ISO 45001 - Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional

A Certificação ISO 45001 representa um importante passo para comprovar o[...]

Leia Mais
04/08/2023
Saiba mais sobre a ISO 27001 - Sistema de Gestão da Segurança e InformaçãoACRIQ Certificadora

ISO 27001 - Sistema de Gestão da Segurança e Informação

A Norma ISO 27001 é a referência mundial para gestão Segurança[...]

Leia Mais
03/08/2023
ACRIQ - Quando e porque iniciaram as certificações?ACRIQ Certificadora

ACRIQ - Quando e porque iniciaram as certificações?

Existe uma infinidade de informações quando procuramos sobre a origem dos[...]

Leia Mais
04/08/2023
LGPD - Empresas que usam dados de terceiros DEVEM adquirir a certificaçãoACRIQ Certificadora

LGPD - Empresas que usam dados de terceiros DEVEM adquirir a certificação

A LGPD estipulou um conjunto de regulamentações para empresas que utilizam[...]

Leia Mais

Fale Conosco!

Newsletter

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de nossas novidades.

FALE CONOSCO!